top of page

Enfermeira Obstétrica - por que ter uma?



Uma das primeiras perguntas (e de fato a MAIS importante) que recebo no pré-natal é: Dra., como será quando entrar em trabalho de parto?


Bem, não tem receita de bolo. Então, primeiro você precisa me dizer o que você espera. Como você imagina que seu bebê virá ao mundo? Pensa em parto vaginal? Cesária? Tem medos, dúvidas, sonhos?


Para cada uma das vias de nascimento (vaginal ou cesária) a única certeza que posso dar é que eu e minha equipe trabalharemos incansavelmente para que você tenha a melhor experiência possível.


Uma das estratégias, para que o atendimento seja mais humanizado e tranquilizador, é a presença da enfermeira obstétrica.


Você vai conhecê-la durante seu pré-natal, em uma consulta para orientações sobre as fases do trabalho de parto: o que fazer caso a bolsa rompa, como saber que está em trabalho de parto, melhor hora para ir a maternidade, amamentação e outras informações bastante relevantes.


A função dela, durante o parto vaginal, é dar assistência pré-hospitalar na casa da paciente, acompanhando e evitando a internação precoce. Durante o trabalho de parto trabalhamos juntas (eu, ela e a paciente): posturas ,ajustes, acolhimento e alívio da dor até o nascimento do bebê.


Após o nascimento, tanto na via vaginal quanto na cesária, vamos zelar pela permanência do bebê junto à mãe, estimulando a mamada na primeira hora do nascimento (Golden Hour), e continuando esse trabalho nos dias seguintes até a alta para casa.


Na realidade, nada mais é do que manter um trabalho que visa respeitar a mãe, o bebê (e o acompanhante também!), e esse momento tão especial que é o nascimento.

 
 
 

Comments


bottom of page